quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Liberdade de Expressão? Pra quê?

Eu estava pensando aqui... não é esquisito como às vezes, só usamos as coisas ruins de um todo? Você deve estar se perguntando se eu fiquei doido, mas repara só: usamos as palavras para iniciar uma guerra, quando podemos iniciar alianças. Usamos o estudo para superar os outros, quando podemos usá-lo para melhorar o que nossos ascendentes fizeram desse mundo. Usamos o sorriso para ironizar quando podemos usá-lo para auxiliar uma outra pessoa. Usamos os esportes para ver quem é o melhor, quando podemos usá-los para manter a saúde e se divertir. Usamos a mão para socar, quando podemos usá-la para cumprimentar. E etc, etc, etc.

Ok, é uma coisa natural, instintiva, e essa é a palavra. O que separa os homens dos babuínos é a capacidade de seguir uma linha contínua de raciocínio, muito embora algumas pessoas divergem para trocentas outras linhas em dez segundos, como eu. Bem, se podemos seguir uma linha de raciocínio, podemos também burlar a droga dos nossos instintos. Não precisamos rosnar cada vez que alguém "invade seu território". Nem fechar os pulsos e ranger os dentes se alguém faz qualquer coisa que não te agrade. Por quê? Porque nós podemos raciocinar. Todos nós podemos raciocinar! E isso não é a porra de um privilégio de uma classe, raça, religião ou time de futebol! Não! Todos nós, do mais rico ao mais simples, pode raciocinar. Então o fato é que podemos burlar nossos instintos e fazer de cada coisa, uma experiência nova e que leve a algum lugar. Todos podemos ver o lado bom das coisas. Todos podemos aprender com as coisas que o Destino nos faz passar.

Na verdade, o que me fez pensar sobre isso tudo foi uma discussão que ocorreu na minha classe. Não sei de onde surgiu o assunto, só sei que começaram a xingar e praguejar contra o golpe militar do Brasil. Como se fosse uma coisa que estivesse muito diferente de hoje.

O que difere o golpe dos dias atuais é que as coisas eram feitas às claras. Note que não estou defendendo nenhum ponto de vista, apenas dizendo o que penso sobre a radicalização. As coisas mais imbecis do golpe permanecem até hoje. Voto Obrigatório e Serviço Militar Obrigatório. Tem coisa mais ridícula do que o Serviço Militar Obrigatório? Tanta gente precisando desse "emprego" e eles colocam quem menos quer para ir lá e fazer as piores tarefas obrigado. Em um país dito democrático. Puta merda. ¬¬

Eu assisto CQC, sabe? E de uns tempos para cá tem rolado muita censura para eles. Por quê? Porque eles mostram a verdade e a esfregam na cara dos corruptos? Porque eles ironizam os coronéis que se chamam de políticos? É, agora é proibido fazer qualquer sátira à politicagem. Digo politicagem, pois é uma política obscura e por baixo dos panos. Eles queriam proibir o livre acesso à Câmara! Pelo amor de Deus, olha a Censura aí, gente. Tarja preta na boca dos humoristas e repórteres e as pessoas chamam isso de democracia? Não, isso não cola comigo. Até palavrão é proibido de falar, no  ESTÁDIO DE FUTEBOL! Quero dizer, agora os fanáticos por esporte não podem gritar e espernear o quanto quiserem nem se pagarem preços absurdos?

Por essas e outras que eu não resisto quando alguém me diz que isso aqui é uma democracia. Tá certo que não é nenhuma Coréia do Norte, mas estamos bem longe de sermos livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário