domingo, 31 de outubro de 2010

Odiar o desconhecido.

Taí. Taí a pior das qualidades que definem o homo sapiens sapiens.

Vou te contar, o que mais me irrita nas pessoas é a mania dumau de odiar o que não conhece. "Ah, odeio Harry Potter!", "Odeio Star Trek!", "Odeio ler!", "Ih... não gostei daquele menino novo!". Esses são alguns exemplos que fazem meus olhos ficarem vermelhos da cor do céu de Vulcan.

É sempre assim! Eu me pergunto, como diabos uma pessoa pode odiar algo (ou outra pessoa) sem dar chance àquilo? E o pior! Elas criam uma carapaça tão grossa sobre não gostar que mesmo tendo a oportunidade não tentam conhecer.

Meu primeiro encontro com um Desgostoso (é como chamo as pessoas que desgostam de tudo que não entendem) foi quando era bem pequeno. Na minha cidade eu tinha sido um dos primeiros a ler Harry Potter e virei fã na hora. Sabe como criança é, vira fã e sai contando para todo mundo querendo fazer clubes e brincar sobre aquele tema. Pois é. Foi minha primeira decepção. Quase ninguém conhecia Harry Potter. E os poucos que conheciam (aqueles tipos que vêem a capa e acham que conhecem) já tinham a maldita carapaça comum os Desgostosos e por mais que eu tentasse contar a história, mais grossa ficava a carapaça. E o mais estranho é que depois de dois anos, todo mundo amava e, mesmo assim, eu ainda era martirizado por gostar desde o princípio. É como se não seguir modas fosse uma coisa ruim.

Anyway, achando que as pessoas cresceriam no mesmo ritmo que eu, imaginava que nunca mais poria os olhos em um Desgostoso. Ledo engano. Até hoje, repito, até hoje, me deparo com Desgostosos de grosso calibre. Daqueles que não satisfeitos em desgostarem de uma obra, desgostam de todo um meio. Tipo: "Ah, odeio Star Trek... isso significa que odeio ficção científica, o que quer dizer que todo filme/livro/série que tiver uma nave espacial vai ser ignorado por minha suprema ignorância."

Eu, por exemplo: Li toda a série Crepúsculo e posso dizer: Aquilo é uma bosta. Pronto! Taí uma opinião que deve ser levada em conta. Eu sou fiel aos meus princípios. Só critico coisas de que tenho profundo conhecimento. Ver/ler/assistir/conhecer só uma parte não serve.

Fikdik para quem me conhece e é um Desgostoso assumido: Se eu falar de algo que você desgosta, mude de assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário