terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dezoito anos.

Sexta-feira. 12:37, Ponto de Ônibus do Parque Halfeld em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Um observador discreto houve uma discussão entre dois espécimes do sexo feminino, provavelmente mãe e filha.

-Mas mãe, eu tenho que ir no JFFolia! -Diz, notavelmente irritada, a jovem.
-Você tem mesmo é que estudar, Rafaela! -Contrapõe a senhora, com uma das mãos na cintura. Mau sinal.
-Aff, mãe, fala sério!
-Aff, filha, estou falando sério! -Sarcasmo. Toda boa briga começa com um sarcasmo.
-Ai, Deus, ainda bem que faço dezoito anos daqui a um mês e duas semanas, aí isso acaba.

Ôpa, pó pará. Devem ter percebido que o "observador discreto" sou eu (se bem que não sou bem discreto, mas de qualquer forma...). Esta história é baseada em fatos reais. O nome foi modificado para manter a privacidade do objeto em estudo.

Quem lê essa bagaça (se é que alguém lê) deve saber que sou novinho. Tenho 17 anos, o mais novo da minha turma desde que me entendo por gente. Ipso facto, deve ficar anotado nos diários de bordo que minhas opiniões sobre esse assunto não tem base científica, é restritamente baseado na observação dos fatos. Completo a idade penal do último dia do mês de outubro. Sim, é dia das bruxas e sim, isso explica muita coisa da minha personalidade (principalmente os posts do Fera-Humana).

Através de incontáveis anos de pesquisa (LoL) concluí que o aniversário-penal é super-valorizado (e que se dane a reforma ortográfica do Lula). Eu o vejo como mais um ano de minha vida, como vejo todos os outros, com o triste adendo de que agora você pode ser preso e surrado por marginais e policiais na cadeia. E, sinceramente, isso é mais um ônus do que um bônus.

Ok, nem tudo são acúleos (isto é, os "espinhos" da rosa). Podemos ir a shows que antes só poderíamos ir com um responsável, yey! Mas sinceramente, não ligo muito para isso. Afinal, isso aqui não é Os Simbiontes - Os Delírios de um Nerd? Pois então, a única vez que me ressenti pelo fato de ser menor de dezoito anos foi quando não pude ir ao show do Beatles Forever, no Cultural. Mas e daí? Todo 25 de dezembro tem show deles, ora!

E outra coisa: Todas as coisas que são para maiores de idade você já experimentou, quase com certeza (à excessão dos nerds que são...bem... nerds demais para isso estou nesse grupo). Já bebeu, já fumou, já se drogou... etc. Então, porque diabos, vocês esperam tão ansiosamente o décimo oitavo aniversário? Tão ansiosamente que nem curtem o décimo sétimo. Nem falo no décimo nono, porque depois da decepção que foi o décimo oitavo, você entra em depressão, relembrando os bons tempos não vividos. Ora, faça-me o favor!

Não sei se vocês sabem, mas a maioria das pessoas com 17 para 18 anos não tem autonomia. Nem financeira nem mental para morar sozinho, bancando todas as contas, sem ajuda dos progenitores. Então, se você quer que alguma coisa mude, sente suas nádegas em uma cadeira e estude para, quando você estiver pronto, você poder ser "auto-suficiente".

Mas, como sei que se conselhos fossem bons seriam vendidos no camelô, vai na fé, champs, sua vida vai mudar completamente quando tiver 18 anos.


UPDATE:

Eu estava certo, não mudou porra nenhuma, não evolui para Viníciuschu nem nada assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário