quarta-feira, 20 de março de 2013

Cegueira sob ensaio.

Tenho problemas de visão desde... sempre, ou quase sempre. Lembro-me de, quando criança, ainda com a visão perfeita me interessar por óculos, achar que davam um "ar inteligente" e tudo isso só aumentou depois que li Harry Potter, por razões óbvias.

Dessa forma quando descobri minha miopia, corri a comprar meu primeiro par de óculos que era preto e redondo e eu o usava com um sorriso no rosto e a certeza de que minha carta de Hogwarts chegaria. Nunca cogitei a hipótese de ver o mundo sem esses óculos. Afinal, quem não gosta de gráficos HD?

Desde então tornou-se parte de minha vida acordar e colocar logo os óculos, ver o mundo como ele é para todos os outros que não tem essa deficiência e eu estava feliz com isso. Até que uma pessoa entrou em minha vida. Essa pessoa, em nosso segundo encontro tomou meus óculos e disse que eu deveria enxergar o mundo do mesmo jeito que ela (que também tem miopia). Foi estranho e desconfortável, tinha medo de tropeçar nas coisas e meu senso de profundidade era mias raso que uma colher de chá. 

Eventualmente, me acostumei com a sensação. Pude perceber que, andando na rua sem meus óculos, eu vejo todos como, na verdade, os veria com os óculos. Vultos, passando anonimamente por mim, sem mudar em nada meu curso. As pessoas que andam pelas ruas não se importam comigo tanto quanto não me importo com elas, então por que, por que querer vê-las com uma boa definição? 

Poeticamente, as pessoas mais próximas de você começam a fazer mais sentido, a se diferenciarem... como realmente é na nossa vida, acho. Quanto mais próxima a pessoa, mais detalhes e mais qualidades são identificáveis. 

Ficar sem os óculos tem alguns pontos positivos, como eu posso ver (ou não ver xD). A pessoa com a qual se está se torna mais importante para você do que o resto do mundo. Sempre sofri com olhos inquietos, querendo ver tudo o que acontecia ao redor... dessa forma, são tudo vultos. Nem preciso dizer também com relação à garoa. Sem óculos, é uma experiência energizante andar sob ela. Com óculos, enervante.

Ainda amo minhas lentes e não abdicarei delas... mas sempre se aprende algo com pessoas novas. Esse mundo é incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário